
A produção de soja em Mato Grosso deve atingir um novo recorde na safra 2024/25. Segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (7) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o estado deve colher 50,34 milhões de toneladas do grão.
O crescimento é impulsionado principalmente pela alta na produtividade média, que foi consolidada em 66,26 sacas por hectare – o maior rendimento já registrado na série histórica do Imea. O número representa um avanço de 1,46% em relação à estimativa anterior e de expressivos 27,04% frente à safra passada.
A área plantada também apresentou leve expansão: subiu 1,47% e chegou a 12,66 milhões de hectares. De acordo com o Imea, o bom desempenho das lavouras é resultado das condições climáticas favoráveis durante o ciclo, com chuvas bem distribuídas, além do alto nível de investimento feito pelos produtores rurais.
Com esse cenário, a produção mato-grossense de soja deve superar em 28,91% o volume da safra anterior, quando foram colhidas 39,05 milhões de toneladas.
Entre as regiões produtoras, o médio-norte do estado se destaca, com previsão de 14,96 milhões de toneladas – aumento de 34,06% na comparação com o ciclo passado. A produtividade média da região está estimada em 68,90 sacas por hectare.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: