desktop_noticias_topo

Chuvas intensas causam transtornos no Sudeste, mas sem registro de mortes

Conforme alertado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) desde a última quarta-feira (2), o fim de semana foi marcado por fortes chuvas na Região Sudeste, provocadas pela atuação de uma frente fria. Os estados mais afetados foram Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

No Rio de Janeiro, os maiores volumes foram registrados na Região Serrana e na Costa Verde. Em Angra dos Reis, a estação pluviométrica de Lambicada, da Defesa Civil Municipal, anotou 401 mm de chuva em 96 horas, deixando mais de 380 pessoas desalojadas. Em Teresópolis, a estação do Inmet no Parque Nacional da Serra dos Órgãos registrou 380,2 mm. Petrópolis também sofreu com os temporais: 67 pessoas ficaram desabrigadas, segundo o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

Em São Paulo, os maiores acumulados ocorreram entre sexta-feira (4) e a madrugada de sábado (5). Estações municipais registraram 399,8 mm em Bertioga e 380,8 mm em Salesópolis em apenas 24 horas.

Apesar do volume expressivo, a emissão de alertas com mais de 72 horas de antecedência permitiu ações coordenadas entre os entes federativos, evitando registros de óbitos nas áreas atingidas.

Frio no Sul

Enquanto o Sudeste enfrentava chuvas intensas, a Região Sul teve um fim de semana de baixas temperaturas, conforme previsto pelos boletins do Inmet.

No sábado (5), Quaraí e Bagé, no Rio Grande do Sul, registraram as mínimas mais baixas do país: 4,2°C e 4,5°C, respectivamente. No domingo, os termômetros marcaram 6,3°C em Vacaria (RS), 6,8°C em Lages (SC) e 7,5°C em São Joaquim (SC).

Para esta segunda-feira (7), as temperaturas mínimas nas capitais do Sul devem oscilar entre 14°C e 18°C.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram:

https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

Mostrar comentários