desktop_noticias_topo

Rio Grande do Sul em alerta para temporais nesta quinta-feira

O Rio Grande do Sul está sob alerta para temporais que devem atingir o estado nesta quinta-feira (27), com previsão de chuva intensa e rajadas de vento. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os volumes podem chegar a 100 mm, especialmente no centro-oeste gaúcho, afetando cidades como Uruguaiana, Bagé e Santa Maria. O alerta laranja (perigo) é válido até as 22h de sexta-feira (28).

Outras regiões do estado também estão sob aviso amarelo (perigo potencial), com previsão de tempestades até as 10h de amanhã. Nestes locais, os acumulados de chuva devem ficar entre 30 mm e 50 mm, acompanhados de ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Esse alerta se estende ainda para áreas do centro-oeste de Santa Catarina, oeste do Paraná e parte do Mato Grosso do Sul, incluindo o sul do estado, o Pantanal e a região metropolitana.

Além do Sul, outras áreas do país também devem registrar chuvas. No litoral entre Piauí e Alagoas, os volumes podem alcançar 50 mm, com maior intensidade entre a tarde e a noite desta quinta-feira. No Norte, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o tempo instável, provocando precipitações no Amapá e no Pará, incluindo a Ilha do Marajó.

Já no Sudeste e Centro-Oeste, tempestades estão previstas para o Triângulo Mineiro, sul de Goiás, Espírito Santo e Mato Grosso, com alerta de chuva de até 50 mm e rajadas de vento que podem alcançar 60 km/h. O Distrito Federal, parte do Nordeste – incluindo a Bahia – e outras áreas da Região Norte também podem registrar pancadas de chuva ao longo do dia.

O Inmet reforça a necessidade de atenção, especialmente em áreas sob alerta, recomendando que a população evite locais de risco e busque abrigo em caso de tempestades severas.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram:

https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

Mostrar comentários