Mapa do Agronegócio Catarinense destaca impacto do setor


O agronegócio de Santa Catarina se consolida como um dos principais motores da economia estadual, empregando mais de um milhão de trabalhadores, entre formais e informais, o que corresponde a 20% da mão de obra catarinense. Além disso, o setor responde por 70% das exportações do estado, que alcançaram R$ 62,8 bilhões em 2024.
Esses dados fazem parte do Mapa do Agronegócio Catarinense, um estudo inédito da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), que será divulgado nesta terça-feira (25). O levantamento, baseado em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), oferece um panorama detalhado da produção agrícola, do rebanho, das exportações e dos principais polos produtivos do estado.
Com 38 mil estabelecimentos, o agronegócio representa 14% do total de empresas em SC e teve uma produção avaliada em R$ 87,3 bilhões em 2023. Para o diretor de Ferrovias e do Agronegócio da FACISC, Lenoir Broch, o estudo evidencia a importância de investimentos em infraestrutura e logística. “O agronegócio catarinense é altamente competitivo e um dos mais diversificados do país, mas enfrenta desafios logísticos que impactam sua eficiência. Com esse estudo, podemos entender melhor onde estão as oportunidades e os gargalos, direcionando esforços para melhorar a competitividade do estado”, afirma.
O Mapa do Agronegócio Catarinense promete ser uma ferramenta estratégica para o setor, auxiliando na formulação de políticas públicas e privadas que impulsionem ainda mais essa importante atividade econômica.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: