
A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o alerta para fortes chuvas nesta sexta-feira (21) no Pará e no Maranhão, especialmente no interior dos estados. A elevada umidade na região tem favorecido a formação de temporais.
Além disso, a instabilidade atmosférica deve continuar provocando chuvas no Tocantins, Amazonas e Acre. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos laranja para essas áreas, indicando risco de precipitações de até 100 mm e ventos que podem alcançar 100 km/h.
Até as 8h de hoje, os maiores volumes de chuva foram registrados em Buriticupu (MA), com 108,8 mm, e em Dom Eliseu (PA), com 89 mm. A previsão indica que as chuvas devem persistir nos próximos dias.
A Defesa Civil orienta os moradores das regiões afetadas a ficarem atentos a possíveis transtornos, como alagamentos e deslizamentos.
Chuvas também são esperadas em grande parte do país, com quase todas as regiões sob aviso amarelo, que indica perigo potencial. As exceções são o Sul e o interior do Nordeste, onde o tempo segue firme e as temperaturas permanecem elevadas.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: