
O último dia do Verão de 2025 será marcado por chuvas intensas em várias regiões do país, de acordo com cinco avisos emitidos nesta quarta-feira (19) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indicam graus de severidade que vão de perigo a perigo potencial.
As chuvas, associadas a uma massa de ar quente e úmido, combinadas à atuação de um cavado em torno de 5.000 metros de altitude, podem gerar transtornos nas regiões metropolitanas de São Paulo e Belo Horizonte, além do sul e Zona da Mata mineira, centro-sul do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Vale do Paraíba, em São Paulo. Nessas áreas, o aviso laranja (perigo) do Inmet prevê acumulados de chuva próximos a 100 mm e ventos com até 100 km/h.
Além disso, tempestades, com possibilidade de granizo, são esperadas em outras partes de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, conforme o aviso amarelo (perigo potencial) do Inmet. A instabilidade persistirá até as 23h de hoje.
O centro-leste do Amazonas, o oeste do Pará, Rondônia e o noroeste do Mato Grosso também estão sob alerta de temporais com grande volume de chuva entre hoje (19) e amanhã (20). O aviso laranja (perigo) prevê acumulados de até 100 mm e rajadas de vento de até 100 km/h, com temperaturas máximas ao redor de 30°C nas capitais desses estados.
Em outras regiões do Brasil, pancadas de chuva típicas do verão devem ocorrer no Brasil Central, no Nordeste, em Minas Gerais, no sul de Roraima e em partes do Amazonas e Rondônia. Para essas áreas, o Inmet emitiu avisos amarelos (perigo potencial), com previsão de chuvas variando entre 30 mm e 50 mm e ventos de até 60 km/h.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: