Redução de imposto para importação preocupa setor agropecuário, alerta senador


A decisão do governo federal de reduzir as alíquotas do imposto de importação para produtos como carne, café e açúcar gerou preocupação no setor agropecuário. O senador astronauta Marcos Pontes (PL-SP) criticou a medida, afirmando que, embora possa trazer um impacto imediato nos preços ao consumidor, compromete a competitividade dos produtores brasileiros e prejudica a produção nacional.
“O Brasil é líder global na produção de café, açúcar e carne. Qual o sentido de zerar as alíquotas de importação desses produtos e sufocar ainda mais nossos agricultores e pecuaristas? O setor já enfrenta altos custos, burocracia excessiva e insegurança jurídica”, questionou Pontes em pronunciamento nesta quarta-feira (12).
O senador ressaltou que os produtores rurais já lidam com uma carga tributária elevada e custos operacionais significativos. Para ele, ao invés de fortalecer a produção nacional e incentivar o agronegócio brasileiro, a isenção do imposto aumenta a dependência de importações e pode afetar negativamente a geração de empregos no campo.
“A prioridade do governo deveria ser o investimento em infraestrutura, logística e políticas que desburocratizem o setor, garantindo mais competitividade aos nossos produtores. No entanto, ao adotar essa medida, o governo prejudica os pequenos e médios produtores e abre espaço para que o mercado brasileiro seja tomado por concorrentes estrangeiros”, afirma.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: