17° Fórum Florestal destaca avanços e desafios da cultura da erva-mate na Expodireto Cotrijal


Na última terça-feira (13/05/2025), o auditório central da Expodireto Cotrijal foi palco do 17° Fórum Florestal, um evento que reuniu especialistas, produtores e autoridades para debater temas essenciais à cadeia produtiva da erva-mate. A programação incluiu palestras sobre Indicação Geográfica (IG), crédito de carbono e o lançamento do concurso Árvores Gigantes, reforçando a importância econômica, ambiental e cultural da espécie no Rio Grande do Sul.
A solenidade de abertura contou com a composição da mesa, formada por personalidades do setor ervateiro e autoridades, entre elas o Sr. Ismael Rosset, Diretor administrativo do Ibramate, Álvaro Pompermayer, Presidente do Sindimate RS, Emiliano Santa Rosa, Embrapa Florestas, Clair Kuhn, Secretário da Agricultura do RS, Ênio Schroeder, Vice presidente da Cotrijal, Vilson Covatti, Secretário do desenvolvimento rural, Luciano Schawerz, Presidente da Emater/RS-Ascar e Selia Felizari, Presidente da Apromate, que trouxeram reflexões sobre o cenário atual e as perspectivas para o futuro da cultura da erva-mate.
A primeira palestra foi ministrada por Selia Regina Felizari, presidente da Associação dos Produtores de Erva-Mate da Região de Machadinho (RS), que destacou a conquista da Indicação Geográfica (IG) da erva-mate. Durante sua fala, Selia reconheceu o empenho dos profissionais que trabalharam na obtenção da certificação junto ao INPI, citando nomes como Edna Ferronato e Ilvandro Barreto de Melo.
A presidente ressaltou que a IG representa um avanço significativo na valorização do produto gaúcho, garantindo mais reconhecimento e competitividade no mercado.
“A certificação trará benefícios diretos aos produtores, impulsionando a economia local e agregando valor à erva-mate cultivada na região”, afirmou.
O segundo tema abordado foi a sustentabilidade da cultura da erva-mate, com a palestra de Gabriel Dedini, da Fundação Solidaridad. Ele apresentou um projeto de incentivo ao plantio de novas áreas com mudas da cultivar Cambona 4, com o objetivo de estimular o cultivo sustentável e viabilizar a inclusão da erva-mate no mercado de créditos de carbono.
Dedini enfatizou que o carbono capturado pela erva-mate pode gerar benefícios econômicos para os produtores, ao mesmo tempo em que contribui para o equilíbrio ambiental e a conservação dos biomas locais. “Essa iniciativa coloca a erva-mate como protagonista na agenda de sustentabilidade, beneficiando toda a cadeia produtiva e ajudando a mitigar as mudanças climáticas”, pontuou.
Lançamento do concurso Árvores Gigantes
Encerrando a programação de palestras, Jaime Martinez, professor da Universidade de Passo Fundo (RS), lançou oficialmente oconcurso Árvores Gigantes , que tem o objetivo de encontrar o maior exemplar de erva-mate no Estado. O projeto conta com o apoio da Emater e busca envolver produtores e comunidades rurais na identificação de árvores centenárias, resgatando a história e a cultura da erva-mate.
Segundo Martinez, além da importância científica e ambiental, a iniciativa pode impulsionar o turismo nas regiões produtoras. “A descoberta de exemplares históricos pode atrair visitantes interessados na cultura do mate, fortalecendo o turismo rural e ampliando o reconhecimento da erva-mate como um patrimônio natural do Rio Grande do Sul”, destacou.
Lançamento do concurso Árvores Gigantes
Encerrando a programação de palestras, Jaime Martinez, professor da Universidade de Passo Fundo (RS), lançou oficialmente oconcurso Árvores Gigantes , que tem o objetivo de encontrar o maior exemplar de erva-mate no Estado. O projeto conta com o apoio da Emater e busca envolver produtores e comunidades rurais na identificação de árvores centenárias, resgatando a história e a cultura da erva-mate.
Segundo Martinez, além da importância científica e ambiental, a iniciativa pode impulsionar o turismo nas regiões produtoras.
“A descoberta de exemplares históricos pode atrair visitantes interessados na cultura do mate, fortalecendo o turismo rural e ampliando o reconhecimento da erva-mate como um patrimônio natural do Rio Grande do Sul”, destacou.
Jornalista Alex/ Rádio do Mate
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: