desktop_noticias_topo

Safra de soja 2024/25 deve alcançar recorde, mas estiagem impacta projeções

A produção de soja no Brasil para a safra 2024/25 foi estimada em 171,6 milhões de toneladas, um recorde histórico. No entanto, o volume projetado ficou abaixo da estimativa divulgada no mês anterior, devido a cortes nas previsões para os Estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, impactados pela seca e pelo calor intenso. Os dados foram apresentados pela consultoria Céleres nesta quarta-feira (5).

De acordo com a consultoria, a falta de chuvas associada às altas temperaturas prejudicou as lavouras, sendo o Rio Grande do Sul o estado mais afetado, com uma redução estimada de 1,3 milhão de toneladas. Mato Grosso do Sul registrou perda de 900 mil toneladas, enquanto Santa Catarina teve um corte de 200 mil toneladas em sua projeção.

Apesar das adversidades climáticas, a produção nacional deverá crescer 11,1% em relação à safra anterior (2023/24). A produtividade média no país foi estimada em 61,6 sacas por hectare, um aumento de 9% em comparação ao ciclo passado.

Segundo a Céleres, as mudanças nas projeções não devem causar impactos significativos na oferta e demanda do mercado. “A geração de estoques ainda deve ser muito alta e a tendência dos preços deve se manter neutra”, informou a consultoria em nota.

O Brasil poderá alcançar um volume recorde de exportações, estimado em 107 milhões de toneladas, ante 98,8 milhões no ano anterior. O processamento interno da oleaginosa deve atingir 56,5 milhões de toneladas em 2025, frente a 54 milhões em 2024. Com isso, os estoques finais da safra 2024/25 podem ultrapassar 5 milhões de toneladas, bem acima dos 1,1 milhão registrados no ciclo anterior.

Além da Céleres, a consultoria StoneX também revisou para baixo sua estimativa de produção para a safra 2024/25. Na última segunda-feira, a empresa reduziu sua projeção para 168,3 milhões de toneladas, uma queda de 1,5% em relação ao cálculo anterior, atribuindo a revisão aos impactos da estiagem no Rio Grande do Sul.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram:

https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

Mostrar comentários