Prefeito de Cariacica critica desfile de escola de samba e anuncia corte de verba


O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), manifestou repúdio ao desfile da escola de samba Independente de Boa Vista no Carnaval de Vitória 2025. A declaração foi feita na manhã desta quarta-feira (26) por meio de nota publicada nas redes sociais. O prefeito classificou a apresentação como "inadmissível" e afirmou que a partir deste ano a escola não receberá mais repasses da prefeitura.
A polêmica gira em torno da oitava ala do desfile, intitulada "Terra", em referência ao livro homônimo publicado em 1997 pelo fotógrafo Sebastião Salgado. A obra retrata imagens de trabalhadores sem-terra e foi lançada no contexto do massacre de Eldorado do Carajás. O livro tem prefácio de José Saramago e foi comercializado juntamente com o CD "Terra", de Chico Buarque.
Euclério Sampaio alegou que não compactua "com homenagens a movimentos criminosos" e que, quando o enredo foi apresentado à prefeitura, não houve menção a essa ala. Apesar da declaração do prefeito, horas depois, a administração municipal publicou uma nota oficial esclarecendo que não haverá punição e que o processo de repasse de verbas culturais seguirá "os trâmites democráticos e republicanos, sem represálias".
Para o historiador Marcus Vinícius Sant’Ana, a polêmica reflete a importância cultural do carnaval e a instrumentalização política da festa. "
O pesquisador carioca Luiz Antônio Simas afirma que ninguém é indiferente ao carnaval. Ou a pessoa gosta ou odeia. Os políticos utilizam o evento como trampolim, seja de forma positiva ou negativa", analisou.
Sant’Ana também ressaltou que uma escola de samba tem autonomia para definir seu enredo e que o financiamento de agremiações não deve estar atrelado a crenças pessoais. "Nenhum prefeito é informado sobre todos os detalhes de um desfile. Além disso, a decisão sobre o repasse de recursos deveria seguir critérios técnicos, e não individuais", pontuou o historiador.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: