
A partir deste sábado (22), o Rio Grande do Sul deve registrar temperaturas elevadas, com destaque para a região centro-oeste do estado, onde os termômetros podem chegar aos 40°C. O calor também se estenderá para Santa Catarina, podendo configurar a terceira onda de calor do ano.
Para as regiões leste e norte do Rio Grande do Sul, assim como para áreas de Santa Catarina, foi emitido um aviso amarelo de perigo potencial para onda de calor. O alerta tem início na segunda-feira (24) e se estende até a quarta-feira (26).
Desde o início de 2025, o país já enfrentou duas ondas de calor. A primeira ocorreu entre 17 e 23 de janeiro, e a segunda entre 2 e 12 de fevereiro, ambas afetando o Rio Grande do Sul.
Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias superam em pelo menos 5°C a média mensal durante um período mínimo de cinco dias consecutivos, atingindo uma vasta área.
Embora houvesse previsão de uma onda de calor na segunda quinzena deste mês para a região Sudeste, ela não se confirmou. As altas temperaturas registradas em estados como São Paulo e Rio de Janeiro ocorreram apenas em áreas pontuais.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: