
A Câmara dos Deputados pretende desembolsar R$ 1,849 milhão na compra de 29 toneladas de café. A aquisição será realizada por meio de uma licitação marcada para o dia 27 de fevereiro. O certame ocorre em um momento em que o grão tem sido um dos grandes responsáveis pelo aumento no custo da cesta básica, registrando alta superior a 50% nos últimos 12 meses até janeiro deste ano.
Conforme especificado no edital, o café a ser adquirido deverá conter, no mínimo, 85% de grãos da variedade arábica, com permissão para adição de até 15% de café conilon. Além disso, a torra exigida deve variar de moderadamente clara a moderadamente escura, e a nota de qualidade global do produto deve estar entre 6,0 e 7,2.
A Câmara faz questão de enfatizar que a compra não se trata de um item de luxo, mas sim de um bem classificado como comum.
Preço do café segue em alta
O café moído no Brasil registrou uma alta de 50,35% no acumulado de 12 meses até janeiro, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Apenas entre dezembro de 2024 e janeiro deste ano, a bebida ficou 8,56% mais cara para os consumidores.
A tendência é de que os preços continuem subindo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o valor do produto pode sofrer um aumento adicional de 25% nos supermercados nos próximos dois meses. A seca e as temperaturas elevadas são apontadas como os principais fatores responsáveis pelas perdas na lavoura e pela escalada dos preços.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: