Alta no preço dos ovos preocupados com consumidores e comerciantes


O aumento no preço dos ovos, que tem sido uma alternativa à carne para muitas famílias, tem gerado preocupação tanto para os consumidores quanto para os comerciantes. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados, o valor do alimento vem registrando alta desde a segunda
A associação aponta que a crescente procura pelo produto, impulsionada pelas substituições de carne e pela proximidade de Quaresma – período em que o consumo de ovos tradicionalmente aumenta – contribui para a valorização do item.
“As empresas iniciaram o programa de abastecimento das lojas para atender à demanda sazonal de Quaresma, mas a restrição na oferta e os aumentos sucessivos de preços preocupam os supermercados. Além disso, os consumidores também têm recorrido mais aos ovos de galinha devido à alta nos preços das demais proteínas”, afirmou o vice-presidente da entidade ao jornal
Folha de S. Paulo
.
Segundo levantamento do veículo, o preço dos ovos atingidos o maior patamar diário em termos nominais desde o início da série histórica, em 2013.
Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, maior produtora de ovos do Brasil, também sente o impacto da alta. Na cidade, uma caixa com 30 dúzias de ovos brancos chegou a custar R$ 233,55, um aumento de 37,9% em relação a fevereiro de 2024, quando o mesmo volume foi comercializado a R$ 169,33.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: