Após mais de ano em guerra contra Rússia, Ucrânia recebe "não" de Otan

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) disse que não fará convite algum para a Ucrânia juntar-se ao grupo.

A declaração foi feita pelo secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, nesta segunda-feira (19), um ano e quatro meses depois que o conflito iniciou em fevereiro de 2022, justamente, porque o governo ucraniano pretendia entrar na organização; apesar da insatisfação do kremlin.

- Na cúpula de Vilnius e nos preparativos para a cúpula, não estamos discutindo a emissão de um convite formal (para a Ucrânia) - admitiu Stoltenberg, depois de se reunir com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, em Berlim.

No início de junho, o presidente Volodymyr Zelensky disse que sabia que o seu país não seria autorizado a participar do grupo, enquanto a guerra estivesse em curso. 

Ele lamentou a deliberação do grupo e disse que o seu país não pretende colocar outros em perigo ao ingressar na Organização.

- Somos pessoas adequadas e entendemos que não vamos puxar nenhum país da Otan para uma guerra - avisou.

A Ucrânia já perder com a guerra quatro territórios para a Rússia, incluindo a Crimeia, um dos motivos da disputa. Com o país arrasado em sua estrutura, sem portos para escoar a produção agrícola e com uma barragem explodida, o governo de Zelensky reconheceu que o conflito armado deixará sequelas no país por tempo indeterminado, inclusive na agricultura.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline 

Siga-nos