desktop_noticias_topo

Chuvas intensas atingem grande parte do país nesta quarta-feira

A combinação entre calor e umidade favorece a ocorrência de chuvas intensas em quase todo o Brasil nesta quarta-feira (12). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi emitido um aviso amarelo de perigo potencial, evitando precipitações entre 30 mm e 50 mm e ventos de até 60 km/h.

Ao todo, vinte estados estão sob alerta para chuvas fortes até amanhã (13). Apenas o interior do Nordeste, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo devem registrar um ritmo mais estável, com pouca nebulosidade e baixa possibilidade de chuva.

Instabilidades em diversas regiões

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é responsável pelo aumento das chuvas na faixa norte do país, afetando principalmente áreas entre o Amapá e o Ceará. Em São Luís (MA), a estação automática do Inmet registrou um acumulado de 145,2 mm nas últimas 24 horas, volume 47% acima da média histórica para fevereiro, que é de 308 mm

Já no Sul do Brasil, o leste do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina estão em estado de atenção devido ao acúmulo de chuvas. Para essas áreas, o Inmet emitiu um aviso laranja, diminuindo precipitações que podem chegar a 100 mm no período. Além disso, há risco de pancadas acompanhadas de trovoadas e queda de granizo até amanhã (13).

Outro aviso de tempestade foi publicado para as demais áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, além de regiões de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Segundo o Inmet, nesses locais, a chuva pode acumular até 50 mm, com ventos de até 60 km/ha possibilidade de rajadas e granizo.

A instabilidade climática no Sul do país é intensificada pelo avanço de um sistema frontal no Oceano Atlântico, combinado com o forte calor, favorecendo a ocorrência de temporais isolados. A região também enfrentou uma onda de calor, que deve persistir até o destino final.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram:

https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

Mostrar comentários