
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), aliada às altas temperaturas e à umidade elevada, deve provocar volumes expressivos de chuva na Região Norte entre hoje (10) e amanhã (11). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados podem atingir 100 mm por dia, com rajadas de vento de até 100 km
As áreas sob maior risco abrangem uma faixa que se estende do Acre ao Maranhão, passando por Rondônia e Mato Grosso. Para esses estados, o Inmet emitiu um alerta laranja de perigo. Além disso, um aviso amarelo, de perigo potencial, foi publicado para diversas regiões do país, do Norte ao Sul, com previsão de chuvas de até 50 mm e ventos de até 60 km/h.
Risco de tempestades e queda de granizo
Além das chuvas intensas, temporais localizadas podem atingir Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, o Triângulo Mineiro e o oeste de São Paulo ainda nesta segunda-feira (10). Há possibilidade de queda de granizo entre a tarde e a noite, além de volumes expressivos de chuva e ventos de até 60 km/h. Para essas áreas, o Inmet emitiu um aviso amarelo de perigo potencial, válido até amanhã (11).
Calor intenso no Sul
Enquanto algumas regiões enfrentam o excesso de chuva, o Sul do país segue em alerta para uma forte onda de calor. O aviso do Inmet abrange Santa Catarina, especialmente o sul do estado, a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí, com persistência das altas temperaturas até quarta-feira (12).
No Rio Grande do Sul, o alerta vermelho de grande perigo foi estendido até amanhã (11), às 20h. As temperaturas ficam mais de 5°C acima da média, exigindo atenção especial para os impactos na saúde e no abastecimento de abastecimento
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: