desktop_noticias_topo

Onda de calor no Rio Grande do Sul deve persistir até segunda-feira

A intensa onda de calor que afeta grande parte do Rio Grande do Sul deve continuar até a noite da próxima segunda-feira (10), conforme alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas na região devem ultrapassar os 40°C.

As áreas mais impactadas incluem a Região Metropolitana de Porto Alegre, além das regiões sudoeste, oeste, sudeste e nordeste do estado. Na sexta-feira (7), há previsão de leve redução nas temperaturas, chegando a 29°C na capital, mas com sensação térmica elevada.

Uma onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas permanecem acima da média climatológica em pelo menos 5°C por um período superior a cinco dias. O Rio Grande do Sul já registra esse fenômeno nos últimos dias.

Segundo o Inmet, a escassez de chuvas na parte norte da Argentina e no centro-oeste do estado tem aumentado a incidência da radiação solar, contribuindo para a elevação das temperaturas. Esse cenário é resultado da combinação de fatores meteorológicos, como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e o fenômeno La Niña.

Santa Catarina também será afetada

A onda de calor se estenderá para Santa Catarina entre sábado (8) e segunda-feira (10), atingindo a Grande Florianópolis, além das regiões sul, norte e o Vale do Itajaí. O Inmet emitiu um aviso laranja de perigo para essas áreas, além de algumas regiões do Rio Grande do Sul.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram:

https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

Mostrar comentários