desktop_noticias_topo

Árvore brasileira pode produzir canabidiol sem restrições da Anvisa

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriram que o canabidiol (CBD) pode ser extraído de frutos e flores da Trema micrantha Blume, mais conhecida como coo Pau, Pólvora, Periquiteiro e Candiúva.

A descoberta é considerada um marco para quem deseja utilizar o canabidiol, cujo tratamento é caríssimo, como terapia para amenizar os sintomas de doenças, já que a Cannabis (nome científico da maconha) possui componentes químicos como o Tetrahidrocanabidinol (THC), de efeito psicoativo.

O debate na Câmara dos Deputados, por sinal, tem sido acirrado quanto à aprovação ou não das plantações da erva para fins medicinais porque o tratamento é muito dispendioso e a população atentida é muito inferior para as consequências sanitárias e sociais que a legalização traria.

Já com a Trema micrantha Blume, a Anvisa aprovaria rapidamente porque em sua fórmula não existiria o THC, que restringe a plantação e a comercialização.

- (...) Pode ser plantada à vontade. Na verdade, ela já está espalhada pelo Brasil inteiro. Seria uma fonte mais fácil e barata de obter canabidiol - explica o professor e coordenador da pesquisa, Rodrigo Soares Moura Neto.

O processo para demonstrar que a Trema poderá trazer benefícios a doentes, porém, é um longo caminho, que os cientistas ainda precisam percorrer.

- Estamos no começo. É necessário estabelecer um protocolo consistente de preparação do óleo, porque não tem nada sobre isso para essa planta. Depois, fazer testes químicos e moleculares, então fazer análise in vitro para testar se o canabidiol dela age da mesma forma como o da Cannabis. Estamos falando de um processo de anos. Se eu for muito otimista, diria que, em até cinco anos, começaremos os testes em seres vivos - finalizou.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline 

Mostrar comentários