O documentário Circuito das Águas, das Tropas e do Mate - Passo do Pontão - lançado recentemente, traz um resgate histórico sobre a formação do município de Barracão, localizado na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, tendo pelas águas do rio Uruguai a sua divisa com o estado de Santa Catarina.
Desde 1816 o caminho Passo do Pontão já era utilizado de forma informal, sendo que em 1848, essa travessia foi oficializada com a construção de um Barracão nas suas imediações, o que mais tarde veio originar e batizar o município Barraconense.
O resgate desse movimento tropeiro é parte integrante do projeto de IlexTurismo Circuito das Águas, das Tropas e do Mate, cuja participação de Barracão assume um papel fundamental, pois suas raízes estão diretamente ligadas ao tropeirismo.
O tropeirismo foi um movimento cultural e econômico fortalecido. Além das clássicas e tradicionais tropeadas de muares e bovinos, o tropeirismo regional de Porcos e da Erva-mate foi intenso, na antiga região das matas, hoje conhecida na geografia ervateira como Região de Machadinho.
O Passo do Pontão foi ponto de cruzo dos tropeiros, das tropas de muares e de bovinos criados nos campos gaúchos com destino a Sorocaba, estado de São Paulo.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: