População faz fila "quilométrica" para pegar salsicha brasileira embargada pela Venezuela
Moradores de Boa Vista, capital de Roraima, fizeram uma fila gigantesca para pegar, gratuitamente, 28 toneladas de salsicha que empresários brasileiros tentavam exportar para a Venezuela, mas tiveram a negociação embargada pela ditadura de Nicolás Maduro.
Como forma de protesto e também para chamar a atenção do governo brasileiro, que tem bom relacionamento com Maduro, eles doaram todo o alimento para brasileiros e venezuelanos que moram em Roraima, nesta sexta-feira (16), e juntaram uma multidão.
O empresários reclamam que, desde janeiro deste ano, tentam exportar para o país vizinho, mas são barrados pelo ditador. O Itamaraty, por sua vez, respondeu que está "em contato com o governo venezuelano", mas não deu maiores detalhes.
O gerente de exportação da empresa Frios Roraima, Inaldo da Silva Santana, disse que a firma corria o risco de perder o produto de tanto aguardar a permissão do governo de Maduro para a carga entrar no país. Como viu que o problema não seria resolvido por lá e nem pelo Itamaraty aqui, no Brasil, optou por doar as toneladas de salsicha.
- Estamos sofrendo com esse problema desde o dia 18 de janeiro de 2023. A gente não tem opção a não ser jogar fora o nosso produto, porque esses produtos venceram dentro da Receita Federal e quando todo o processo já tinha sido feito, processo burocrático do lado do Brasil e venceu na Receita Federal. Então, como forma de beneficiar as pessoas nós pegamos uma carreta que não venceu ainda e estamos doando para que chame a atenção das pessoas, parlamentares, deputados, senadores e governadores para que se sensibilizem - explicou.
- O empresário não consegue sobreviver se o produto dele não está sendo escoado - alertou, acrescentando que uma nova carreta fará outra doação sem data ainda definida.
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline