desktop_noticias_topo

Governo voltará a fazer estoques reguladores de grãos para evitar inflação

O Governo do presidente Lula (PT) vai retomar os estoques públicos de grãos.

O anúncio foi feito pelo presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, em nota, nesta quinta-feira (15).

- Voltaremos a fazer estoques públicos, o que é fundamental para combater a inflação dos alimentos. Para isso, precisamos antes ampliar a rede credenciada da Conab. Isso passa pelo reajuste das tarifas pagas pela Conab aos armazéns credenciados - disse o deputado estadual pelo Rio Grande do Sul, acrescentando que a Conab aprovou um aumento médio de tarifa de armazenagem em torno de 34%.

Para armazenar os grãos públicos, o governo precisará alugar os depósitos de terceiros porque as safras no Brasil têm sido robustas; ao mesmo tempo em que alega ser importante guardar alimentos para evitar desabastecimento interno e regular os preços.

O Govenro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) procurou não interferir nisso, porque os ganhos com as commodities eram expressivos, a geração de emprego estava em alta e as contas do governo e a inflação controladas. Mas, a gestão petista disse que os grãos armazenados podem, inclusive, servir como doação de alimentos.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline 

(CRÉDITO: JULIANO RIBEIRO/GOVERNO DE TOCANTINS)
(CRÉDITO: JULIANO RIBEIRO/GOVERNO DE TOCANTINS)
Mostrar comentários