desktop_noticias_topo

China cava poço de 10 mil metros para chegar em rocha especial

Quando a poderosa China começou a cavar um poço no centro do mundo, apelidado de "buraco para o inferno"; as nações ficaram em alerta e pensaram: o que a ditadura de Xi Jinping quer ao escavar tão profundamente o solo?

O gigante asiático faz mistério, mas deixou escapar que está investindo uma baita fortuna no projeto: criou uma plataforma offshore de 12 mil toneladas para lidar com a perfuração e construiu brocas de 2 mil toneladas e tubos de alta tecnologia para chegar onde quer.

Com investimento tão pesado assim, não seria de se estranhar que Pequim descobriu um tesouro na região de Xinjiang, uma área autônoma que fica no meio do deserto.

Dizem que o local é rico em petróleo e minerais valiosos e já pode ser considerado um marco na exploração do planeta Terra.

O governo chinês, por enquanto, não confirma nem desmente o que procura. Mas, os especialistas afirmam que o conhecimento adquirido na escavação vai servir para basear a ciência de diversas áreas, inclusive, na prevenção de desastres ambientais como terremotos e erupções vulcânicas; já que o projeto deve perfurar até 10 camadas continentais e alcançar rochas do período Cretáceo. 

Com essa perfuração, os cientistas chineses terão uma oportunidade única de explorar áreas do planeta que estão muito além da superfície, porque os extratos continentais são camadas de rochas que se formaram ao longo de centenas de milhões de anos e cada camada representa um período específico da história geológica da Terra. 

Ao perfurar o poço superprofundo, os cientistas terão acesso a informações que o resto dos países não têm sobre a evolução do mundo com o passar do tempo, estudar a geologia, o clima, as mudanças na vida vegetal e animal, entre diversos outros aspectos.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline 

Mostrar comentários