desktop_noticias_topo

MT projeta 148,94 milhões de toneladas de grãos em 2034

Até 2034, as áreas agrícolas em Mato Grosso deverão apresentar um crescimento expressivo. A área destinada ao algodão deverá se expandir em 40,62%, enquanto o milho terá um aumento de 60,20%, e a soja, 33,18%.

Esses dados são do índice Outlook 2034 – Projeções do Agronegócio em Mato Grosso de 2024 a 2034, desenvolvido pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e divulgado esta semana em um evento no auditório da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), em Cuiabá.

O relatório foi elaborado em parceria com o Instituto Mato-Grossense do Agronegócio (Iagro) e conto com o apoio da Aprosoja-MT.

De acordo com o superintendente do Imea, Cleiton Gauer, Mato Grosso deverá produzir 148,94 milhões de toneladas de grãos e algodão até 2034. A produção de carnes também está projetada para aumentar, atingindo 2,80 milhões de toneladas.

O relatório destaca que o crescimento da população mundial, que poderá chegar a 8,81 bilhões de pessoas em 2034, trará novos desafios para o setor. Os países subdesenvolvidos, especialmente na África Subsaariana, terão as maiores taxas de crescimento populacional. Com isso, a demanda por alimentos continuará crescendo, e Mato Grosso, como um dos principais produtores globais, desempenhará um papel estratégico no atendimento a essa necessidade.

Investimentos a curto, médio e longo prazo no estado

Para que as projeções se concretizem é fundamental que o estado intensifique os investimentos em infraestrutura e logística. Projetos como a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) e a Ferrovia Autorizada de Transporte Olacyr de Moraes (Fato), que conectará Cuiabá a Lucas do Rio Verde, são essenciais para reduzir os custos de transporte e aumentar a competitividade do agronegócio mato-grossense.

O Outlook 2034 é um estudo que apresenta uma visão otimista para o futuro do agronegócio em Mato Grosso. As projeções mostram que o crescimento econômico pode ser alcançado com sustentabilidade, respeitando as áreas de pastagem e evitando a abertura de novas áreas, reafirmando Mato Grosso como referência no equilíbrio entre desenvolvimento e responsabilidade ambiental.

Para aprimorar a metodologia utilizada nas projeções do Outlook 2034, o Imea estabeleceu uma parceria estratégica com a Faculdade de Estatística da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Essa parceria aperfeiçoou as previsões, oferecendo aos agentes do setor dados precisos e abrangentes, fundamentais para a tomada de decisões estratégicas no agronegócio.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

Fonte: Agroclima

Mostrar comentários