As 5 frutas mais exportadas pelo Brasil

Em apenas algumas trabalhosas décadas de evolução na gropecuária nacional e o Brasil já conseguiu deixar para trás os anos em que importava alimentos de outros países para cubrir a carência interna.

Quem não se lembra, por exemplo, que, uns anos atrás, os supermercados brasileiros eram repletos de peras, maçãs e carnes argentinas?

Hoje, essa recordação já não faz mais parte da nossa atualidade e as gerações que nos sucederam tampouco conseguem assimilar que isso foi uma realidade um dia; porque elas vivem o boom do Brasil na produção de alimentos.

Somos líder no ranking de produção de carne de frango e de soja, 4ª posição na de suínos e estamos quase no pódium do milho.

Muitas conquistas, sem dúvida, para pouco tempo. Mas, o melhor é que elas não param por aí!

Como potência mundial na produção de alimentos, não poderíamos deixar de comentar sobre as frutas mais exportadas pelo Brasil; porque nós, juntamente com China e Índia, que possuem uma agricultura milenar, somos os três primeiros países com maior produção de frutas.

A laranja, todos sabem, é a fruta mais cultivada no país, porque ocupamos a primeira posição como exportadores globais do suco. O Brasil responde por 79% do suco comercializado no mundo.

Posição gigantesca, não é mesmo? Mas, ainda tem mais: de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em 2022, o Brasil exportou 980,4 mil toneladas de frutas e alcançou uma receita de US$ 955,5 milhões.

Em volume de exportações, as 5 frutas mais enviadas para outras nações são: manga, melão, limão e lima, melancia e banana.

Segundo a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), as expectativas para o ano de 2023 são extremamente positivas por causa da qualidade e da diversidade das frutas brasileiras.

Os países que mais compram nossos produtos são: União Europeia, Reino Unido, Estados Unidos, Argentina e Canadá. 

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline 

Siga-nos