Após 12 anos de pesquisa, Embrapa desenvolve bioinsumo contra estresse hídrico nas plantas


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que foi criada em 1973, durante o governo do presidente militar Emílio Médici (1969-1974); para desenvolver a agricultura e a pecuária brasileira; lançou um bioinsumo que promete combater o estresse hídrico nas plantas.
A ideia é aumentar a capacidade de adaptação das plantas ao estresse provocado por longos períodos de estiagem.
Chamado de Auras, o bioinsumo foi feito a partir da bactéria Bacillus aryabhattai, que é encontrada em raízes do mandacaru, existente nos solos da Caatinga.
A Embrapa já usa o bioinsumo em lavouras de milho e verificou a redução das principais consequências de estiagens prolongadas, minimizando riscos à lavoura. Agora, a empresa testa o produto em culturas de soja e feijão e avalia os resultados.
O Auras é o único produto do tipo no Brasil e não tem concorrentes, por enquanto.
O bioinsumo foi criado depois de anos de estudo e pesquisa entre a Embrapa Meio Ambiente de Jaguariúna (SP) com a NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola (Patos de Minas, MG) e, amplamente, divulgado nas maiores feiras agropecuárias do Brasil: a Agrishow e a Bahia Farm Show.
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline