Cantor Oswaldir vai pessoalmente ao sítio de Sérgio Reis e faz história ao plantar muda de Erva-Mate de Machadinho-RS (veja o vídeo)
Um fato ganhou destaque nos últimos dias. Em passagem por São Paulo, o cantor Oswaldir, da dupla com Carlos Magrão, visitou pessoalmente o renomado cantor Sérgio Reis. Entre cantos, prosas, versos e agendas, Oswaldir presenteou Sérgio Reis com uma muda de Erva-mate Cambona 4 de Machadinho-RS. A planta será cultivada no sítio do sertanejo.
O cantor gaúcho está em São Paulo para uma série de agendas. Mesmo assim, Oswaldir encontrou um tempo para pessoalmente plantar a muda de erva-mate e gravar um vídeo desse importante gesto simbólico:
A cultivar Cambona 4 é o resultado de um trabalho desenvolvido pela extensão rural do produtor Teodoro Mendes da Fonseca, sócio da Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho, APROMATE e de um conjunto de colaboradores que foram fundamentais para o êxito da ação.
Dorinho, como Teodoro era conhecido, afirmava que retirou de uma mata próxima de sua propriedade, um grupo de mudas nascidas ao natural e as replantou em sua propriedade na comunidade de Arroio Mariano, no município de Machadinho.
Uma forte geada ocorrida posteriormente acabou por dizimar quase a totalidade das mudas, menos duas delas, que as trouxe e as plantou mais próximo ainda de sua casa ao redor de outras árvores remanescentes nativas de erva-mate.
Passados alguns anos, uma das mudas produziu frutos. Com suas sementes, fez várias mudas que deram origem a um erval bastante uniforme em produção e aparência morfológica das árvores.
Inicialmente, a Cambona 4 foi sendo cultivada na região de Machadinho, local de sua origem, porém logo se dispersou de uma forma significativa em outras regiões produtoras de erva-mate, graças ao seu sabor e suavidade.
Conforme informações obtidas no Viveiro Matrix, a dispersão da Cambona 4 entre os anos de 2013 a 2023, alcançou um total de 2.856.000 de mudas, correspondendo à implantação de 1285,1 hectares no Estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, colocando a Cambona 4 como a cultivar de erva-mate com maior área plantada no Brasil.
Agora, a Cambona 4 rompe as fronteiras do sul e avança pelo Brasil.