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Com inscrições até 1 de outubro, Cupping de Cafés Diferenciados promove conexão entre produtor e comprador

O Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados do Sistema CNA/Senar promove a conexão direta entre os cafeicultores brasileiros e compradores nacionais e internacionais e valoriza a qualidade dos cafés, que vai além das características sensoriais da bebida.

Para o assessor técnico da CNA Carlos Eduardo Meireles, a iniciativa é uma vitrine para que os produtores de cafés com maior valor agregado possam mostrar as características que diferenciam seus produtos, como a tradição familiar, região de origem, certificações, entre outros.

“Muitas vezes esses produtores têm dificuldade de encontrar um comprador ideal e que esteja disposto a pagar por um café com qualidade superior e que proporciona ao consumidor uma experiência única, desde o aroma, sabor, até a forma como ele foi produzido, onde e por quem”, disse.

O cupping é realizado em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e vai ocorrer durante a Semana Internacional do Café, de 20 a 22 de novembro, em Belo Horizonte. Produtores interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 1º de outubro no link: http://cnabrasil.org.br/cuppingcafe24 .

Segundo a especialista em cafés especiais e consultora do Cupping, Helga Andrade, a proposta do projeto é extrapolar a questão da pontuação, pois apesar de serem especiais, nem sempre os cafés atingem notas tão altas e bons preços no mercado.

"Esses cafés muitas vezes não são reconhecidos porque os compradores não conhecem outras formas de agregação de valor que esse produto pode ter ou porque o produtor não sabe que a história dele, as técnicas utilizadas e outros atributos podem tornar o café dele diferenciado”, afirmou.

De acordo com Helga, a origem controlada tem sido um dos principais critérios de valorização de cafés. 

“São processos organizados pelas Indicações Geográficas, onde uma associação ou grupo faz o reconhecimento e lauda os cafés para garantir que estão sendo produzidos na região demarcada e com controle de qualidade”. Dessa forma, informou a especialista, “o produtor entrega ao consumidor a experiência do café terroir , que é a soma das condições do ambiente e o saber fazer dos produtores locais”.

O produtor de café robusta em Cacoal, Rondônia, Arildo Ferreira dos Santos, participou da última edição do Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados e destacou que foi um grande aprendizado e serviu como vitrine não só para compradores brasileiros, como internacionais.

 “É muito gratificante ver os compradores provando o nosso café robusta especial e depois sendo exportado”.

Paulo Hayato Hamasaki, produtor de café especial em Minas Gerais, também participou da iniciativa no ano passado e disse que conheceu vários compradores interessados e inclusive conseguiu vender algumas sacas por um preço excelente. 

“É uma ótima oportunidade de estar em contato direto com o comprador. Isso é um diferencial durante a negociação”.

SIC – A Semana Internacional do Café, onde ocorrerá o Cupping, é a maior feira do setor na América Latina e a quinta maior do mundo, com um espaço dedicado à inovação, tendências de mercado e, sobretudo, de conexões de histórias e negócios.

Esclarecimentos e informações a poderão ser obtidos pelo e-mail [email protected]

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