Com quase 37°C, São Paulo tem novo recorde de calor, mas chuvas chegam para aliviar
A cidade de São Paulo registrou recorde de calor para 2024, pelo terceiro dia consecutivo.
Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima nesta quinta-feira, 26 de setembro, foi de 36,7°C. Esta é a maior temperatura para o ano de 2024, até o momento, e também uma das maiores já registradas na capital paulista em 81 anos de medições do Inmet, na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista.
O site da agência Climatempo fez um comparativo com as maiores temperaturas registradas em São Paulo este ano, até 26/9/2024 (dados do Inmet)
- 36,7°C - 26 de setembro (segunda maior temperatura para um dia de setembro em 81 anos)
- 35,9°C - 25 de setembro
- 35,7°C - 24 setembro
- 34,7°C - 16 de março
- 34,5°C - 8 de setembro
- 34,3°C - 9 de setembro, 17, 15 e 14 de março
O recorde histórico de calor para um dia de setembro é de 37,1°C no dia 30/09/2020, quando o Brasil viveu uma intensa onda de calor. A marca desta quinta-feira supera a da onda de setembro de 2023, quando São Paulo registrou 36,5°C
Terceiro recorde de calor consecutivo
São Paulo bateu o recorde de calor para 2024 por três dias consecutivos. O calor intenso dos últimos dias está associado a presença da onda de calor que se espalhou pelo país nesta primeira semana da primavera de 2024. Além disso, São Paulo sentiu o calor pré-frontal, que é um aquecimento adicional que acontece horas antes da chegada de uma frente fria.
Nesta sexta (27), os termômetros devem recuar para 30°C, com os efeitos da chegada de uma frente fria. O sábado será um dia todo com temperatura amena.
Esta frente fria vai trazer ventos frescos de origem polar e chuva, que vão baixar a temperatura e limpar o ar. As pancadas de chuva devem começar na tarde desta sexta-feira. Para o sábado, a expectativa é de chuviscos
Um alerta de chuvas intensas do Inmet aponta uma grande faixa na região metropolitana, parte do interior e no litoral.
As precipitações poderão atingir entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h).
Há, entretanto, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas..
Áreas Afetadas:
Macro Metropolitana Paulista, Vale do Paraíba Paulista, Metropolitana de São Paulo, Litoral Sul Paulista
O alívio será por pouco tempo, pois a tendência é de aquecimento novamente já a partir do domingo e o calor volta a passar dos 30°C na segunda-feira.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
Fonte: Inmet / Climatempo