Justiça manda soltar líder de sem-terra acusado de extorsão
Depois de alguns meses, a Justiça de São Paulo determinou a soltura dos líderes do movimento Frente Luta Campo e Cidade (FNL), que tem como principal chefe José Rainha.
Além de Rainha, Luciano de Lima e Cláudio Ribeiro, que também haviam sido presos por extorsão de produtores rurais em março deste ano, foram liberados
A FNL é um dos braços do Partido dos Trabalhadores que atua fortemente na repressão ao agronegócio brasileiro, principalmente no Pontal do Paranapanema.
O desembargador Marcelo Semer, relator do caso, alegou que as condições pessoais de José Rainha e as circunstâncias do crime analisado não justificam a manutenção da prisão preventiva.
- É preciso o máximo de cautela para que não se utilize a prisão preventiva como mecanismo de julgamento antecipado da acusação formulada, e, ao mesmo tempo, que não se acoime como ilegais ações que podem ter avaliações diversas no campo político - escreveu na decisão.
Os três homens são acusados de extorquir até milhões dos produtores rurais para "liberar" as fazendas, não destruir maquinários e nem deixar que plantações e animais morram.
José Rainha e Luciano decidiam quem seria cobrado e quanto seria o valor da "multa".
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline