desktop_noticias_topo

Clima favorece avanço da semeadura do milho

O clima tem favorecido o avanço da semeadura do milho no Rio Grande do Sul que alcançou 43% da área projetada na safra 24/25. A manutenção do teor de umidade do solo em níveis adequados favoreceu a germinação, a emergência e o crescimento vegetativo inicial da cultura. As lavouras apresentam desenvolvimento e estande de plantas satisfatórios.

Em relação ao aspecto fitossanitário, a principal praga da cultura, a cigarrinha-do-milho segue em níveis inferiores em relação à safra anterior com ocorrências em todas as regiões, com uma concentração maior no noroeste e região central do estado.

Em Erechim, a semeadura das lavouras alcançou 50% da área prevista. Em Frederico Westphalen, 60% e em Ijuí, 66%. Em Santa Rosa, a semeadura alcançou 81% da área projetada. O desenvolvimento da cultura foi inferior ao esperado em decorrência da baixa incidência solar, provocada pela fumaça das queimadas da Região Amazônica. O estádio fenológico é V2 e V3.

Para a Safra 24/25 a Emater/RS-Ascar projeta o cultivo de 748.511 hectares, e a produtividade está estimada em 7.116 kg/ha.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

Mostrar comentários