desktop_noticias_topo

Volta das chuvas favorece trigo gaúcho em fase reprodutiva

A ocorrência de chuvas de intensidade variável já registradas no Rio Grande do Sul beneficiou as lavouras de trigo nas diferentes etapas do ciclo. 

A precipitação restaurou os níveis de umidade do solo, favorecendo igualmente o crescimento e a formação de espigas e grãos. 

Antes das chuvas, foram identificados sintomas iniciais de deficiência hídrica em algumas regiões, mas sem comprometer significativamente o desenvolvimento das lavouras.

A nebulosidade, causada pela dispersão de fumaça das queimadas no Norte e Centro-Oeste do Brasil, reduziu a incidência de luz solar nas lavouras do Estado, atenuando o efeito positivo da insolação no desenvolvimento das plantas.

A maior parte das lavouras de trigo encontra-se em fase reprodutiva (38% em floração e 19% em enchimento de grãos), e 43% das lavouras ainda estão em desenvolvimento vegetativo.

A expectativa de rendimento estadual permanece inalterada. A área cultivada, é de 1.312.488 hectares, e a produtividade prevista está em 3.100 kg/ha, de acordo com a Emater/Ascar-RS.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

Fonte: Agroclima

Mostrar comentários