desktop_noticias_topo

Lei institui o Dia do Despachante Aduaneiro em SP. Profissional é 'peça chave' para o sucesso do agro brasileiro

No último dia 2 de setembro, o governador paulista Tarcísio de Freitas sancionou um projeto do deputado estadual Bruno Zambelli (PL), criando a Lei 18.020/2024, que inclui no calendário oficial do estado o Dia do Despachante Aduaneiro.

A comemoração se dará todo dia 25 de abril, uma data tradicional para o setor.

Atualmente estão habilitados no Brasil mais de 11 mil despachantes aduaneiros, segundo levantamento da Receita Federal, uma categoria considerada uma das mais importantes, aqui e no exterior, com a responsabilidade de controlar e fiscalizar o transporte intennacional de mercadorias, por terra, mar ou ar.

No território nacional, a maioria, atua no estado de São Paulo, unidade da federação que responde pelo grosso da movimentação de mercadorias, em seus portos e aeroportos.

"Estes profissionais merecem ser lembrados todos os dias, considerando que sem eles seria uma tarefa praticamente impossível importar e exportar produtos, bens e serviços essenciais para toda a cadeia produtiva", explicou Zambelli.

O parlamentar também destacou a importância destes trabalhadores para a economia paulista e nacional: 

"De forma direta e indireta, os despachantes aduaneiros ajudam a movimentar trilhões de reais e a gerar milhões de empregos, garantindo a renda do cidadão e o progresso do país".

O despachante aduaneiro é considerado 'peça chave' para o sucesso do agronegócio brasileiro, agilizando toda a cadeia, desde a chegada de sementes e insumos até a saída dos bilhões de toneladas de grãos e alimentos enviados para todo o planeta, entre outros.

 

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

Mostrar comentários