desktop_noticias_topo

Deputado quer a retirada de integrantes do MST do bolsa família

Proposta foi apresentada por Tenente-Coronel Zucco

Impedir que invasores de terra entrem — ou permaneçam — na lista de beneficiários do Bolsa Família, programa social mantido pelo governo federal e que conta com pagamentos mensais. Esse é o objetivo do projeto de lei (PL) 895/2023, que foi apresentado à mesa diretora da Câmara dos Deputados no início deste mês.

"É crime a invasão de terra", enfatiza o deputado.

Autor da proposta, o deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) alega que deve ser papel do poder Legislativo trabalhar contra invasões de terra. Dessa forma, ele acredita que o bloqueio de invasores ao Bolsa Família seria uma forma de impedir esse tipo de prática, que voltou a ganhar força pelo país desde o mês passado.

“Não podemos tolerar que o direito à propriedade privada seja evidentemente cerceado, sem que sejam estabelecidas às devidas sanções e restrições”, diz Zucco, conforme registro da agência FPA.

Membro da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado gaúcho também é o autor do requerimento que solicita a instalação da Comissão parlamentar de inquérito, (CPI) do Mst.

"Estão utilizando do discurso de promoção de reforma agrária para invadirem”, Tenente-Coronel Zucco

Contrário às invasões terra, Zucco pontua, ainda, que esse tipo de movimento lega insegurança jurídica ao campo, deixando produtores rurais desamparados.

“Eles [invasores] estão utilizando do discurso de promoção de reforma agrária para invadirem e se apropriarem de terras particulares”, diz o parlamentar.

O Bolsa Família não seria o único benefício cortado para invasores de terra. No texto (íntegra abaixo), o Tenente-Coronel Zucco defende que quem for enquadrado nesse tipo de movimento deve ser excluído de “qualquer auxílio, benefício ou participação em programas sociais federais”.

Por fim, o projeto, que aguarda por despacho do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defende a proibição de nomeação de invasores de terra para cargos públicos, assim como a contratação com o poder público (mesmo que de forma indireta).

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Mostrar comentários