Os vencedores do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024, edição de mel, serão conhecidos no dia 11 de setembro, às 19h, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília. O concurso tem o objetivo de valorizar e reconhecer produtos artesanais e tradicionais de todo o país.
São dez finalistas, de um total de 297 inscritos, divididos na categoria claro e escuro. Os produtos são do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará e Paraná. Confira a lista completa no site do Sistema CNA/Senar.
Os finalistas passaram por um júri técnico formado por dez especialistas que realizaram a avaliação, sem identificação do produto, com critérios rigorosos. Após a seleção técnica, os produtos foram para o júri popular, também sem identificação da marca do produto. A última etapa foi a avaliação da história do produto.
Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.
O prêmio é realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (CBA) e Escola Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (Ebram).
Artesanais e Tradicionais - A iniciativa faz parte do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que oferece soluções e alternativas ao pequeno e médio produtor rural para auxiliar na sua profissionalização e na capacidade de agregar valor a esses tipos de alimentos.
Desde 2019, a CNA promove o Prêmio CNA Brasil Artesanal. Já foram premiados produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, azeites, vinhos e espumantes e cafés especiais. Atualmente, estão abertas as inscrições para o concurso de cerveja.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
Fonte: CNA Brasil