Tempo seco e volta do calor demandam atenção para novos riscos de incêndio em áreas de cana
A massa de ar de origem polar, que atua sobre o centro-sul do Brasil e que gerou temperaturas muito baixas entre o Paraná e sul de São Paulo na madrugada da terça-feira (27) vem perdendo força desde quarta (28), e a tendência é que a temperatura comece a subir.
Nas demais áreas do pais, o tempo seco predomina garantindo condições favoráveis para as atividades de colheita da cana de açúcar.
No Centro-Oeste, no meio oeste de São Paulo e nas áreas mais oeste de Minas Gerais, a combinação de tempo seco e altas temperaturas aumentam cada vez mais o risco para a ocorrência de incêndios, que pode comprometeras as operações e os maquinários.
Na primeira quinzena de agosto, as usinas do Centro-Sul processaram 43,83 milhões de toneladas, comparado às 47,94 milhões de toneladas na safra 2023/2024, representando uma redução de 8,57%. No acumulado da safra 2024/2025 até 16 de agosto, a moagem totalizou 377,44 milhões de toneladas, em contraste com as 360,06 milhões de toneladas registradas no mesmo período do ciclo anterior.
Ao final da quinzena, 258 unidades no Centro-Sul continuavam em operação, sendo 239 focadas no processamento de cana-de-açúcar, nove dedicadas à produção de etanol a partir do milho e dez usinas flex.
De acordo com o levantamento do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) para o mês de julho a expectativa média é de um rendimento agrícola de 86,6 toneladas por hectare colhido, nas lavouras do Centro-Sul. Esse valor representa uma retração de 12,2% em relação ao índice registrado em mesmo período da safra 2023/2024. No acumulado de abril a julho, o índice apresenta queda de 5,6%, passando de 94,0 toneladas por hectare colhido para 88,7 toneladas por hectare.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
Fonte: Agroclima