desktop_noticias_topo

A história do boi mais caro do mundo

O boi mais caro do mundo não vem de países referência no setor, como Brasil e Índia, ou de nações com as maiores fazendas do planeta, como Austrália e China.

O boi mais caro da Terra é do tecnológico Japão.

Isso mesmo!!

O boi Wagyu, que envolve quatro raças: a negra, a castanha, s Shorthorn e a Polled, tem uma das carnes mais saborosas e macias do mundo.

Os japoneses dizem que o animal não é da própria região. Eles acreditam que veio trazido da Europa para uma tarefa simples: puxar o arado em plantações de arroz. 

Uma vez em solo japonês, no entanto, o animal foi cruzado com outros tipos de gado do país e, assim, gerou as novas quatro raças que são tipicamente japonesas.

Hoje, esse enorme animal já foi espalhado pelo globo. Há criações nos Estados Unidos, Austrália e até no Brasil, cujo primeiro exemplar chegou em 1992, a pedido da empresa Yakult que, por sinal, tem a sua produção ativa até os dias atuais.

Além da Yakult, mais 46 criadores se dedicam ao cruzamento da espécie com a brangus ou entre os wagyu PO e não dão conta dos pedidos internos por toneladas de carne, que podem chegar a R$ 1,8 mil o quilo.

Mas, por que a carne do wagy é tão cara?

Os pesquisadores japoneses descobriram que o sabor amanteigado tem a ver com a quantidade de gordura dentro da fibra muscular. A godura desse bovino, por sinal, também é especial e tem menos colesterol se comparada a outras espécies.

Para conseguir excelência na qualidade, os criadores japoneses confinam o boi desde pequeno e o animal recebe alimentação balanceada composta por aveia, milho, trigo, soja, farelo de cevada e alguma silagem de sorgo.

De líquido, 120 litros de água por dia e cerveja.

A bebida alcoólica, além de abrir o apetite do wagyu, ajuda no marmoreio. Cada um desses bichos toma 300 garrafas de cerveja por ano.

Por fim, o gado tem direito a massagens diárias.

Com investimento tão preciso e longo, não é de se estranhar que até a carcaça do animal tem um aproveitamento de 60%, muito superior ao de outros tipos de gado.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários