BRF e Marfrig conquistam Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol
A BRF e a Marfrig conquistaram o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, o mais alto nível de certificação concedido às empresas que atendem todos os critérios de transparência na publicação de inventário de emissão de gases do efeito estufa (GEE), informaram as companhias. Esta é a primeira vez que a Marfrig recebe o selo, já a BRF celebra seu 15º consecutivo.
A BRF encerrou o ciclo de 2023 com uma redução de 21% nas emissões totais dos escopos 1 e 2 em comparação com o ano-base 2019, impulsionada principalmente pela priorização do consumo de energia limpa proveniente dos parques eólicos de autogeração.
Na cadeia de valor, mais de 50% do volume de aves produzido utiliza energia solar e 100% dos grãos adquiridos de fornecedores diretos da Amazônia e do Cerrado são rastreados.
A companhia está entre os 27 fundadores do programa, publica seu inventário de emissões de GEE no Registro Público de Emissões há mais de uma década, e, desde 2009, integra a carteira do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da B3.
Já a Marfrig teve em 2023 uma redução de 20% nas emissões totais dos escopos 1 e 2 em relação à linha de base de 2019, principalmente devido ao foco na utilização de fontes de energia renováveis.
A promoção de uma pecuária sustentável, de baixo carbono e livre de desmatamento é a principal meta da companhia. Os processos de aquisição de gado de fazendas localizadas no bioma Amazônia atenderam a todos os critérios e diretrizes do Compromisso Público da Pecuária Amazônica pelo 12º ano consecutivo. Esse desempenho foi certificado por auditorias independentes que monitoram as práticas de combate ao desmatamento e defesa dos direitos humanos, como o respeito aos povos originários e a proibição do trabalho infantil ou de condições análogas à escravidão.
Ainda em 2023, mais de 875 mil animais foram criados em fazendas com sistemas de baixa emissão na cadeia de valor. Além disso, desde 2021 a Marfrig já reintegrou 4 mil fazendas como parte do seu processo de inclusão. Como resultado dessas ações, as emissões de escopo 3 caíram 9,9% em comparação ao ano-base de 2019.
Para o diretor de Sustentabilidade da BRF e da Marfrig, Paulo Pianez, o selo é um reconhecimento da solidez e confiabilidade dos compromissos de redução das emissões de GEE de ambas as companhias, disse ele em comunicado.
O Programa Brasileiro GHG Protocol foi criado em 2008 e é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de GEE. Foi desenvolvido pelo FGVces e WRI, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 empresas fundadoras.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
Fonte: Carnetec