Gigante do agro inicia programa de educação ambiental nas escolas públicas
A SLC Agrícola, por meio do Instituto SLC (ISLC), deu início ao Programa Semeando Sustentabilidade, com o objetivo de qualificar o ensino sobre educação ambiental em escolas públicas do entorno das comunidades onde possui atuação.
A iniciativa conta com o apoio técnico do Instituto Venturi para estudos ambientais e busca o aperfeiçoamento dos sistemas de ensino para promover o conhecimento e a conscientização dos jovens sobre as questões e desafios do meio ambiente. Com investimento aproximado de R$ 196 mil, 348 educadores participam da iniciativa.
As primeiras formações ocorreram em março, nos municípios de Barreiras e Correntina, na Bahia. Na sequência, os profissionais da educação de Balsas, no Maranhão, e Querência, no Mato Grosso, receberam as capacitações. Esse mês, os professores da rede pública de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, devem concluir sua formação.
O curso contou com cinco módulos, elaborados para equipar os professores com o conhecimento e as ferramentas necessárias, sendo eles: 1) Bases Legais e Pedagógicas da Educação Ambiental; 2) Entendendo o Meio Ambiente e Suas Conexões; 3) Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030; 4) Indicadores de Desenvolvimento Sustentável; e 5) Instrumentos para a construção do conhecimento.
“Estamos muito felizes em dar início ao Programa Semeando Sustentabilidade. Acreditamos que a educação ambiental sendo aplicada desde o ensino escolar pode estimular o senso de zelo e cuidado com o meio ambiente nos jovens, promovendo maior engajamento em iniciativas de proteção e conservação ambiental. Estamos confiantes de que esse é só o primeiro passo para construirmos uma sociedade cada vez mais engajada com as questões sustentáveis” comenta Álvaro Dilli, Diretor de Recursos Humanos, Sustentabilidade e TI da SLC Agrícola e Diretor Executivo do Instituto SLC.
Os aprendizados adquiridos no Programa pelos professores serão direcionados aos alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. A partir de 2025, as ações serão colocadas em prática nas salas de aula, estando em total alinhamento com as Secretarias de Educação e Prefeituras dos municípios contemplados. Até 2028, a ideia é implementar o Semeando Sustentabilidade em 100% das cidades onde a SLC Agrícola possui atuação.
Conheça o Instituto SLC
Fundado em 2019, o Instituto SLC é uma associação privada, sem fins lucrativos e mantido com recursos das empresas do Grupo SLC (SLC Agrícola, SLC Máquinas e SLC Participações), que busca contribuir para o desenvolvimento das comunidades por meio de ações voltadas à educação e desenvolvimento de pessoas, mantendo o diálogo contínuo com instituições assistenciais e com as próprias comunidades. Em 2023, o ISLC investiu mais de R$ 6,5 milhões em projetos sociais, por meio de recursos próprios e via Incentivos Fiscais, impactando mais de 50 mil pessoas.
Recentemente, para reforçar a transparência e a comunicação com seus diversos públicos, o Instituto SLC divulgou, pelo terceiro ano consecutivo, seu Relatório de Atividades, documento que apresenta todas as ações desempenhadas ao longo do ano anterior. Para conhecer outras iniciativas e impactos positivos que o ISLC tem promovido para a sociedade, acesse: www.slcagricola.com.br/relatorio-integrado/
Sobre a SLC Agrícola
Fundada em 1977, a SLC Agrícola é uma das maiores produtoras de commodities agrícolas do país. Possui 22 unidades de produção localizadas em sete estados brasileiros, na região do Cerrado, e matriz em Porto Alegre (RS). Produz algodão, soja e milho e se dedica à criação de gado no modelo integração lavoura-pecuária (ILP). Para a safra 2023/2024, a previsão é de uma área plantada de 654 mil hectares. Também produz e comercializa sementes de soja e algodão sob a marca SLC Sementes. Uma das primeiras empresas do agronegócio a ter ações negociadas em Bolsa de Valores (SLCE3), a SLC Agrícola compõe alguns dos principais indicadores da B3, como o IBOVESPA, IBRX100, ICO2, IGPTW e ISE, entre outros. Em 2021, formalizou sua política de Desmatamento Zero.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
Fonte: Assessoria de Comunicação