Escritórios Verdes aceleram requalificação de pequenos produtores no Pará
A JBS vai apoiar o governo do Pará na regularização ambiental de mais de 4 mil pequenos produtores rurais, colocando a serviço deles a estrutura dos Escritórios Verdes, programa da JBS que visa a regularização de passivos socioambientais de imóveis rurais, informou a companhia na segunda (19).
Dando continuidade aos compromissos anunciados na COP-28, em Dubai, a empresa aderiu à Plataforma de Territórios Sustentáveis do Pará. Além disso, a JBS já requalificou, por meio de uma parceria com o Sistema de Restauração Florestal (Sirflor) do estado, 12 pecuaristas, que voltaram à cadeia formal de fornecimento de gado.
Administrada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará, a Plataforma de Territórios Sustentáveis integra os setores público e privado, além do Terceiro Setor, com o intuito de fortalecer ações de desenvolvimento socioeconômico de baixo carbono no estado. Já o Sirflor é um programa desenvolvido em parceria com o MPF, Governo do Estado do Pará e empresas privadas para requalificação comercial de produtores.
Por meio dos Escritórios Verdes, os especialistas da JBS mapearam produtores do Pará que estavam bloqueados nos sistemas de compras em decorrência de passivos ambientais e os orientaram sobre o novo processo para a requalificação. A companhia, então, apoiou os produtores em toda as etapas da regularização dentro do Sirflor.
Voltada exclusivamente a casos de desmatamento identificados pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), a ferramenta identifica a área do passivo ambiental, que deve ser isolada pelo produtor para o trabalho de regeneração. Na sequência, um técnico habilitado emite um laudo que comprove as medidas e o produtor paga uma taxa indenizatória pelos danos ambientais. Só então ele recebe a Declaração de Legalidade Comercial (DLC), com validade de um ano e que poderá ser renovada. Com esta DLC, o produtor é liberado para retomar as comercializações de animais para as indústrias.
Desde a criação do programa Escritórios Verdes, em 2021, o programa já regularizou mais de 12,5 mil fazendas e direcionou 4.700 hectares para recomposição florestal, com 20 unidades em todo o Brasil. Atualmente, um time de mais de 30 especialistas está dedicado ao projeto e a expectativa é de a JBS possa ampliar os serviços e formatos de atendimentos a mais produtores até o fim de 2024. Além disso, neste ano, a companhia iniciou a operação dos Escritórios Verdes 2.0, seu mais novo hub de prestação de serviços socioambientais a produtores rurais.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook: