Autocontrole para indústria de carnes será modernizado com novas regras, segundo a Abiec
O governo brasileiro publicou na Decreto nº 12.126/24, que regulamenta programas de autocontrole das empresas privadas no setor de produtos de origem animal, determinando procedimentos de inspeção e fiscalização da defesa agropecuária baseados em risco.
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) disse que a medida é um marco na modernização do autocontrole para produtos agropecuários no Brasil, já que a implementação de ferramentas de gestão por indicadores permite que os médicos-veterinários oficiais concentrem seus esforços em processos que apresentem algum nível crítico à saúde pública ou animal.
“Com o decreto, o governo brasileiro posiciona o setor no mesmo nível dos países de Primeiro Mundo, que, historicamente, encontram na cooperação público-privada maior conhecimento, confiança e credibilidade”, disse o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli, em nota.
A Abiec também avalia que as mudanças proporcionam mais segurança aos consumidores nacionais e aos de mais de 190 países que recebem produtos brasileiros diariamente.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
Fonte: Carnetec