Extrativistas de pinhão e juçara de MG recebem visita técnica de agentes da Conab
Nesta semana, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza visitas aos municípios mineiros de Barbacena, Alagoa, Passa Quatro, Itamonte, Virgínia, Marmelópolis, Delfim Moreira, Córrego do Bom Jesus e Cambuí.
O objetivo é orientar e capacitar extrativistas de pinhão e juçara sobre o funcionamento da Subvenção Direta ao Produtor Extrativista (SDPE), relativa à Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPMBio).
As orientações serão sobre os produtos contemplados, preços, limites e documentação necessária para acesso à subvenção. No encontro, também será tratado sobre a implantação do SociobioNet, sistema offline para o envio das notas fiscais que comprovam a venda do produto abaixo do preço mínimo estabelecido pelo Governo Federal.
Por meio da PGPMBio, a Conab apoia a comercialização de produtos extrativos e o desenvolvimento das comunidades extrativistas, por meio da Subvenção Direta ao Produtor Extrativista (SDPE), que consiste no pagamento de um bônus, quando os extrativistas comprovam a venda de produto extrativo por preço inferior ao mínimo fixado pelo Governo Federal e pesquisado pela Conab. Atualmente, são contemplados 17 produtos: açaí, andiroba, babaçu, baru, borracha extrativa, buriti, cacau extrativo, castanha-do-brasil, juçara, macaúba, mangaba, murumuru, pequi, piaçava, pinhão, pirarucu de manejo e umbu
A Política visa o fortalecimento e o desenvolvimento socioeconômico dos povos e comunidades tradicionais, a permanência do homem na floresta e a garantia de renda.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook: