O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) avançou 2,7% em junho frente a maio, em termos nominais.
Segundo pesquisadores do Cepea, o resultado reflete as altas observadas para todos os grupos de alimentos: IPPA-Grãos (1,9%), IPPA-Pecuária (1,1%), IPPA-Hortifrutícola (13,4%) e o IPPA-Cana-Café (4,1%).
Na mesma comparação, o IPA-OG-DI Produtos Industriais subiu ligeiro 0,2%, logo, de maio para junho, os índices agropecuários se valorizaram frente aos industriais da economia brasileira. No cenário internacional, o índice de preços internacionais dos alimentos, calculado pelo FMI, recuou 2,8% no mesmo período; ao passo que o câmbio oficial, divulgado pelo Bacen, avançou 5%.
Assim, os preços internacionais dos alimentos, em Reais, tiveram alta de 2%. Comparando-se o primeiro semestre de 2024 com igual intervalo de 2023, o IPPA/CEPEA caiu 9,5%, enquanto o IPA-OG-DI Preços Industriais recuou 2,3%.
Na contramão, os preços internacionais dos alimentos convertidos em Reais, subiram 0,2%, resultado da ligeira queda de 0,1% do índice do FMI e de alta de 0,2% do câmbio oficial.
Ainda conforme pesquisadores do Cepea, apesar dos movimentos opostos entre os preços internacionais de alimentos e o IPPA, em uma perspectiva abrangente, verifica-se a convergência entre as séries.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
Fonte: Cepea