A área semeada com o trigo aumentou 9% e alcançou 94% da projeção. A área cultivada de trigo é de 1.312.488 hectares. A produtividade prevista é de 3.100 kg/há, de acordo a Emater/RS-Ascar.
O plantio está na reta final em algumas localidades que estão mais atrasadas, mas praticamente os trabalhos se voltam agora para o monitoramento da floração da cultura.
Fases do trigo
A partir do plantio, o ciclo do trigo segue fases importantes. A duração do ciclo do trigo é de 100 a 170 dias, em média. A cultivar escolhida e as condições de clima e solo são alguns dos fatores que influenciam nessa variação.
O ciclo do trigo é dividido em cinco fases: plântula, perfilhamento, alongamento, espigamento e maturação. Cada uma dessas etapas possui características e necessidades específicas para garantir o bom desenvolvimento da cultura.
Neste momento, o trigo gaúcho em sua maioria se encontra com a germinação e desenvolvimento vegetativo completo. A planta apresenta um verde mais intenso e uniforme às lavouras, além de melhorar significativamente seu aspecto geral.
Em termos fitossanitários, observa-se o aparecimento de manchas foliares em algumas áreas, e os trabalhos se concentram no manejo preventivo e curativo com fungicidas. No noroeste gaúcho, onde o cultivo está mais antecipado, é realizado o controle de ervas daninhas, de pulgão e lagarta.
Fase da Floração e o monitoramento do clima
A próxima fase será o espigamento, a floração, frutificação e o início do enchimento do grão que tem uma duração média entre 12 e 16 dias. O produtor está de olho no clima para os próximos dias
Uma frente fria irá avançar sobre o Rio Grande do Sul, de acordo com os meteorologistas da Climatempo.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
Fonte: Agroclima