desktop_noticias_topo

Perda: Morre o maior fornecedor de zebuínos para o Brasil

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) informou, nesta terça-feira (6), que morreu, nos Estados Unidos, em decorrência de infarto, o indiano Pradipsingh Bahadursinh Raol.

Pradipsingh era filho de Bahadursinh, secretário do Marajá de Bhavnagar. A família dele há sete séculos cria Zebus.

O indiano hospedou-se, na década de 60, na casa do pecuarista Celso Garcia Cid, um pioneiro que deixou sua marca na história da agropecuária brasileira ao buscar da Índia gado de excelência.

Os dois ficaram muito amigos e Pradipsingh morou com o brasileiro, em Londrina, no Paraná, durante um ano, aprendendo tudo sobre a raça zebu e até o português.

Em 2016, Pradipsingh Bahadursinh Raol foi homenageado em seu país com o prêmio "Glorioso Nandi".

Este ano, Raol também esteve no Brasil durante a 88ª ExpoZebu, em Uberaba, Minas Gerais, e pôde conferir como o seu conhecimento foi aprendido e replicado para os produtores nacionais.

- É uma perda dolorosa para a nossa família e para muitos criadores brasileiros que conheceram Pradip. A contribuição dele para a pecuária zebuína não tem medidas. Era o representante legal da ABCZ na Índia e deixou amigos por onde passou - disse Gabriel Garcia Cid.

Raça Zebuína

O zebu ou gebo é uma subespécie asiática da espécie Bos taurus, mais conhecida como gado-doméstico. O zebu é também tratado como uma espécie autônoma de nome Bos indicus. Ele se diferencia do gado taurino em algumas características ísicas. 

O animal, embora não seja do Brasil, adaptou-se muito bem ao clima das regiões brasileiras e tem sido largamente utilizado em cruzamentos.

O gado zebu é um dos maiores produtores de carne do país.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline 

Mostrar comentários