Cooperativa Languiru anuncia plano de pagamento a credores
O processo de reestruturação da Cooperativa Languiru foi prorrogado por mais 12 meses, até 18 de julho de 2025, conforme decisão dos associados da cooperativa em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) na semana passada, segundo a ata da reunião publicada no Diário Oficial da União.
A cooperativa está passando por um processo de liquidação extrajudicial que busca a continuidade da operação e a reestruturação da dívida de quase R$ 1 bilhão por meio de um plano de pagamento aos credores.
Um estudo de viabilidade operacional e financeiro, assinado pela Markestrat Group, indicou as condições para a reestruturação da cooperativa e o enfrentamento do débito existente, segundo a companhia.
O plano de pagamento aos credores (associados, fornecedores e instituições financeiras) propõe deságios que variam entre 50% e 75%, dependendo do tipo de credor e do valor da dívida.
Localizada no Vale do Taquari (RS), a Languiru atua nos segmentos de aves, leite e ração. A cooperativa enfrenta processo de reestruturação desde julho de 2023.
No início de 2024, a Languiru firmou parceria com a JBS para realização de abates de aves em sua unidade em Westfália (RS). Em novembro do ano passado, a JBS anunciou proposta para a compra da planta de suínos da Languiru em Poço das Antas (RS).
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
Fonte: Carnetec