Plataforma especializada prevê impulsionamento do setor de máquinas agrícolas no Brasil
No cenário grandioso do agronegócio, uma nova onda de modernização está prestes a ser desencadeada. O Plano Safra 2024/2025, recém-lançado, promete aquecer os motores do setor de leilões. Isso porque a frota de máquinas e equipamentos utilizados pelas grandes empresas do agronegócio serão renovadas para a aquisição de novas.
Com a desmobilização, que tem o intuito de melhorar a produtividade, pequenos e médios agricultores veem a oportunidade de adquirir esses veículos usados, com valores bem abaixo dos praticados pelo mercado.
A análise é da plataforma especializada Superbird Exchange, a maior no setor de intermediação de ativos usados na América Latina.
Nesse contexto, o mercado de leilão de máquinas usadas no agronegócio se destaca como uma opção vantajosa para toda a cadeia do agronegócio, desde grandes empresas até pequenos e médios agricultores. A chegada de máquinas novas no mercado implica na movimentação das já utilizadas. É nesse momento que a Superbid Exchange entra em cena, oferecendo seu canal e serviços às empresas durante esse processo de desinvestimento, amplificando a oferta dentro de um mercado que ainda não desfruta de investimentos contínuos e de alto valor, mas que anseia por mecanização e todas as oportunidades que a cadeia produtiva oferece.
Este ano, a evolução e os incentivos à aquisição de novos equipamentos, impulsionados pelo plano governamental, prometem elevar ainda mais os indicadores do mercado de leilões. A Superbid Exchange estima um volume de transações 13% acima do registrado em 2023. Com essas movimentações econômicas, muitos planos de longo prazo poderão ser antecipados pelos operadores do setor, impulsionando o ciclo virtuoso do agronegócio.
Para as empresas e agricultores com desejo de compra, os leilões são uma maneira de adquirir equipamentos a preços mais baixos do que no mercado. Os compradores podem encontrar grandes oportunidades de equipamentos em boas condições de uso e obter peças, implementos e máquinas necessárias para seus negócios por um investimento acessível. Com a boa disponibilidade de marcas e modelos que são anunciados atualmente, é possível reduzir os custos de aquisição de peças, muitas que, por vezes, estão em falta no mercado para alguns modelos.
Os tratores agrícolas são os itens mais procurados e vendidos na categoria, representando 27% do total de vendas. Implementos especiais (15%) e transbordos (09%) também estão entre os itens mais buscados. Neste ambiente agro caminhões, ônibus e veículos utilitários também aparecem com grande atratividade.
Atualmente, taxas de juros e endividamentos são fatores que podem retardar a tomada de decisão, especialmente para os médios e pequenos agricultores. No entanto, o radar de oportunidades únicas, ajustadas ao potencial de investimento de cada um, pode auxiliá-los de maneira mais assertiva.
De acordo com Marcelo Bartolomei Pinheiro, diretor técnico da Superbid Exchange, é aí que reside a agilidade oferecida pela empresa, que possibilita a monetização dos equipamentos usados, gerando caixa e promovendo uma destinação clara e transparente, com abrangência ampla. A plataforma tem o poder de movimentar diversos perfis de compradores, desde usuários finais, que incorporarão as máquinas em seus processos, até intermediários que alcançarão mercados mais regionalizados.
"O Plano Safra é uma composição que ressoa alto. A modernização e a automação do setor ganham fôlego, e as empresas sentem o chamado para uma renovação das frotas. Enquanto máquinas encontram novos donos em um mercado de leilões vibrante, o futuro se revela promissor, trazendo consigo eficiência operacional, competitividade e um olhar atento aos horizontes da agricultura moderna".
Confira o site:da plataforma: https://www.superbid.net/
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
Fonte: Assessoria de Imprensa