O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) iniciou as coletas de amostras de solo das propriedades rurais do Rio Grande do Sul para ajudar no processo de recuperação de áreas produtivas devastadas pelas enchentes.
As amostras serão enviadas para análise do Laboratório de Química e Fertilidade do Solo da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A iniciativa faz parte do SuperAção Agro Rio Grande do Sul, programa do Sistema CNA/Senar que vai disponibilizar R$ 100 milhões em recursos para ajudar na recuperação da produção agropecuária gaúcha.
Além das mortes, das perdas materiais, da produção no meio rural, a tragédia das enchentes do Rio Grande do Sul também trouxe, para muitas propriedades, a perda da fertilidade ou a mudança de composição do solo. As análises individualizadas vão permitir recuperar áreas com os nutrientes adequados para que os produtores voltem a produzir alimentos.
O Sistema CNA/Senar, a Farsul, o Senar-RS e a Fetag-RS já realizaram diversas ações para ajudar os produtores como a doação de rolos de feno para alimentação de animais, limpeza de propriedades, diagnóstico produtivo e envio de técnicos de outros estados para reforçar as equipes locais.
O supervisor de Formação Profissional Rural (FPR) do Senar-RS, Diego Coimbra, destacou a importância da participação dos profissionais de outros estados. “Preparamos os técnicos para ir a campo fazer essas coletas das amostras para, depois, dar um retorno aos produtores e a orientação correta para que eles façam o melhor uso possível dos corretivos e fertilizantes no solo”.
Alexandre Altmann, que também é supervisor de FPR do Senar-RS, afirmou que as análises das amostras de solo são fundamentais nessa recuperação.
Saiba mais sobre o SuperAção Agro Rio Grande do Sul: https://cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/superacao-agro-rio-grande-do-sul
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook: