desktop_noticias_topo

Nova usina solar da Copel entra em operação no Paraná

A usina solar Segredo, construída pela Copel em Reserva do Iguaçu, no Centro-Sul, começou a operar neste domingo (23). Parte do programa Copel Solar, que proporciona economia de até 15% na conta de luz a partir de créditos da geração fotovoltaica, a instalação possui capacidade de geração de 6,7 MWp (megawatt-pico) e vai atender a 350 clientes. Ao longo do ano, a unidade deverá produzir 13,4 GWh (gigawatts-hora).

A Copel Solar é um novo modelo de negócios da empresa, pelo qual os clientes podem adquirir créditos de energia gerada pela usina solar. A Copel instala e opera as unidades geradoras, ao passo que os clientes assinam contratos para utilizar os créditos, resultando em economia nos custos de energia.

Para o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Copel, Cassio Santana da Silva, a iniciativa combina inovação por parte da companhia com benefícios aos clientes. 

“Com o programa, damos aos clientes a oportunidade de consumir energia limpa, renovável, e ainda economizar na conta de luz”, diz.

Localizada próximo à Usina Hidrelétrica Governador Ney Braga (Usina de Segredo), a nova usina solar é formada por 9.720 painéis fotovoltaicos de silício monocristalino e ocupa uma área de 11 hectares, equivalente a dez campos de futebol. Além disso, 90 rastreadores solares ajudam a otimizar a geração de energia, ajustando os painéis conforme o movimento do sol.

Funcionando no regime de geração distribuída compartilhada, a usina permite que unidades consumidoras de uma mesma pessoa física ou jurídica dentro da área de concessão da distribuidora sejam beneficiadas pela energia gerada.

ECONOMIA NA CONTA DE LUZ – A Copel Solar é uma alternativa para clientes comerciais do grupo B (que utilizam energia em baixa tensão) economizarem em suas contas de energia. A adesão ao programa pode ser feita através do site oficial. Na página os clientes podem fazer simulações de economia e seguir um processo totalmente digital para integrar o programa.

Carlos Diego do Valle Pedroso, superintendente de Negócios de Gás Natural, Biomassa, Serviços e Inovação da Copel, explica que, além da economia e praticidade, o consumidor não precisa fazer nenhum investimento e o serviço não tem fidelidade 

“Os clientes podem economizar até 15% nos gastos com energia sem precisar investir em painéis solares. E contam com a segurança e a confiança do serviço prestado pela Copel”.

Inicialmente, o programa está disponível para clientes comerciais do grupo B com contas mensais superiores a R$ 400,00 e que não utilizem sistemas de compensação de energia como módulos fotovoltaicos em telhados. As adesões estão sujeitas à disponibilidade, conforme novas usinas são implantadas pela Copel.

Além da usina em Reserva do Iguaçu, a Copel recentemente inaugurou uma unidade solar fotovoltaica em Sarandi, no Noroeste, marcando o início da geração de energia na Copel Solar.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

Mostrar comentários