Os custos de produção de aves de corte e suínos medidos pela Central de Inteligência de Aves e Suínos (Cias) da Embrapa aumentaram em maio, em relação a abril, impactados principalmente por maiores gastos com ração, informou a Cias na segunda-feira (17).
O custo de produção do quilo do frango de corte no Paraná, maior produtor nacional de frangos, subiu 3,45% em maio para R$ 4,42. A ração, principal componente do custo de produção de frangos, teve um aumento de 4,17% em maio, em relação a abril.
Outros aumentos foram registrados nos itens genética (+2,41%), mão de obra (+2,67%) e juros sobre o capital investido e de giro (+3,33%).
No acumulado do ano, o custo de produção de frangos de corte subiu 0,28% e, nos últimos 12 meses, caiu 4,04%.
Custo de produção suínos
O custo de produção do quilo de suíno em Santa Catarina, principal estado produtor, teve alta de 2,69% em maio para R$ 5,78, com aumento de 3,29% no custo de ração e de 3,37% no custo de juros sobre o capital investido e de giro.
No ano, o custo de produção de suínos ainda acumula queda de 6,87% e, nos últimos 12 meses, de -0,83%.
Levantamento de custos internacionais
O Brasil tem o menor custo de produção de suínos entre os 17 países que fazem parte do InterPIG, grupo que realiza a comparação dos custos de produção na suinocultura, conforme o último levantamento divulgado no ano passado com dados de 2022.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook: