Agro embala o PIB do Brasil no 1º trimestre de 2023. O 4º melhor do mundo, na frente de EUA, Reino Unido, França e Japão
Levantamento realizado pela agência Austin Rating, avaliando a economia de 49 países que já divulgaram o Produto Interno Bruto (PIB) relativo ao 1º trimestre de 2023, constatou que o Brasil teve um dos melhores resultados; perdendo apenas para Hong Kong, Polônia e China.
O Brasil registrou um aumento de 1,9%, e ultrapassou potências como Estados Unidos (1,3%), Canadá (0,8%), Itália (0,6%), Japão (0,4%), França (0,2%), Reino Unido (0,1%) e Alemanha (-0,3%).
O maior crescimento no trimestre foi de Hong Kong, com 5,3%, seguido pela Polônia (3,8%) e do gigante asiático, a China (2,2%).
O crescimento de todas as nações foi comparado ao último trimestre de 2022.
O bom resultado brasileiro foi puxado pelo agronegócio (em especial as exportações da soja), que ficou responsável por 1,7 ponto percentual de 1,9% da alta do PIB registrada pelo país.
Apesar de um início de ano pra lá de próspero, o Boletim Focus do Banco Central aponta uma projeção de crescimento de 1,26% para este ano. Mas, ainda assim, a economia brasileira pode superar as expectativas do mercado e pontuar um leve ajuste para cima; já que a estimativa inicial para o primeiro trimestre, segundo os analistas, era de 1,5%.
A própria Austin estima um crescimento anual de 1,4% para o Brasil este ano.
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline